domingo, 6 de janeiro de 2008


ALGUMAS TRADIÇÕES DO VERDADEIRO MUAY THAI

RAM MUAY

Uma das características do Boxe Tailandês, que contribui para torná-lo
mais atraente, é o acompanhamento musical (música ao fundo). Uma outra particularidade é o ritual executado pelos lutadores antes do início do combate. Uma orquestra composta de tambores, címbalos e flautas de Java acompanha a luta ritmadamente. É importante que cada um dos músicos conheça bem o boxe Tailandês.

O ritual que antecede a luta (Ram Muay) é executado de acordo com as antigas tradições. Inicialmente, o boxeador cumprimenta o público, fazendo uma reverência e mantendo as mãos acima da cabeça. Os
técnicos recebem saudação semelhante. A seguir, serão executados
movimentos lentos, semelhantes aos de uma dança que, em verdade, simbolizam os movimentos do Boxe Tailandês. Traduzido de maneira grosseira, Ram Muay significa "afugentar o medo do coração" e a principal finalidade desta apresentação é a de que o boxeador se concentre para a luta.

Todo este ritual pode durar alguns minutos e aqueles que tiverem bons
conhecimentos de Boxe Tailandês estarão aptos a reconhecer a que escola o boxeador pertence, após ve-lôs executar estes movimentos. Após cada um dos lutadores ter terminado seu ritual, se dirigem para cantos opostos do ringue, onde receberão as últimas instruções do treinador e do segundo. A seguir, esperam que soe o gongo. Pouco antes do início da luta, os boxeadores retiram as testeiras (Mong-Kon) de suas cabeças, usadas durante o ritual e que fazem parte da vestimenta tradicional.
* ALGUMS DETALHES IMPORTANTES
* TRADICIONALMENTE OS LUTADORES NÃO DEVEM PASSAR POR DEBAIXO DAS CORDAS AO SUBIR NO RINGUE, NA CULTURA TAILANDESA O CHÃO É CONSIDERADO A PARTE MAIS IMPURA , POR ISSO O LUTADOR NAO DEVE SE CURVAR PRA ENTRA NO RINGUE, DEVE-SE SEMPRE ENTRAR PULANDO A ULTIMA CORDA.
* O MONG-KON SÓ DEVE SER COLOCADO E RETIRADO PELO PROFESSOR DO LUTADOR, O ATLETA NÃO DEVE TOCALO.

Nenhum comentário: