sábado, 12 de janeiro de 2008

o Ram Muay (tradicional dança do guerreiro)


1- O que é o Ram Muay??
-Ram Muay (Dança ou ritual de boa sorte), é um série de movimentos feito pelos lutadores para afugentar o medo contra ferimentos e pela vitória, é realizado após o Wai Kru que é uma demonstração de respeito ao professor, família, campo (ginásio), lutadores de seu campo. Cada ram muay define um campo, uma academia, um professor, uma familia... são demonstrações de tradição e respeito , algo muito importante, quanto mais bonito seu ram muay, mais respeito trará para seu campo, pois é algo muito importante e que é levado muito a sério por aqueles que treinam o verdadeiro Muay Thai

2- O Ram Muay é uma tradição ou uma manifestação religiosa??
- Os dois, uma tradição religiosa que os lutadores fazem antes da luta, usando Mongkon, pueng malai e Paprachiat/Kruang, porém lutadores de várias religões executam o ram muay sem algum problema com seus principios religiosos, o ram muay é antes de tudo uma forma de respeito a arte, ao seu treinador etc.

3- Existe Muay Thai sem o Ram Muay??
-Não! é uma falta de respeito com a arte, Muay Thai sem ram muay vira kick boxing, é como aprender Judô e não fazer o cumprimento ao entrar no Dojô.

aqui um video de um Ram Muay executado por um lutador da Fairtex:
http://www.youtube.com/watch?v=8csH-shXM_A&feature=related

Nenhum comentário: