sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

A graduação no Muay Thai



Oficialmente, na Tailândia, não existe nenhuma graduação para o Muay Thai, não existem faixas como no Karatê, Judô, Taekwondo, etc. Na Tailândia simplesmente existem os lutadores que lutam nas categorias amador e profissional, sem importar sua graduação. A única coisa que realmente conta é a experiência do lutador.

O Muay Thai não usa faixas na cintura. Se você ouvir uma coisa parecida, pode ter certeza que tem alguma coisa errada e não se trata do verdadeiro Muay Thai.
na Tailândia o Muay Thai não é considerado um esporte como as outras Artes Marciais são consideradas em outros países, como o Judô no Japão por exemplo. Na Tailândia o Muay Thai além de ser um esporte nacional é um emprego, um meio de sobrevivência, uma profissão. Os lutadores lutam para sobreviver, para ganhar seus salários e sustentarem suas famílias que são na maioria das vezes muito pobres, pois a Tailândia é um país extremamente pobre. Portanto, não existe um sistema de graduação. Não existe à mínima verdade nas afirmações que dizem que as faixas que os lutadores tailandeses usam nos braços (Praciat ou Kruang) durante as lutas são as suas graduações no Muay Thai.

As faixas de braço são usadas meramente por tradição e misticismo (para a proteção do lutador), não para mostrar a graduação do lutador. Se isso realmente existisse, um campeão tailandês nunca poderia usar uma faixa de braço na cor branca, pois nesse caso ele seria grau branco, um iniciante. Nesse caso ele teria sempre que usar faixas de braço pretas e isso é uma coisa que não acontece, pois os lutadores tailandeses gostam muito de variar as cores de suas faixas de braços ou usar as cores do seu ginásio.

No ocidente, devido à necessidade de graduar e avaliar seus alunos, algumas federações, confederações e também alguns mestres criaram alguns sistemas de graduações para o Muay Thai. Os sistemas de graduação no Muay Thai são muito usados na Europa, principalmente na Inglaterra e na França.

Neste sistema de graduação, usa-se a faixa de braço com a cor correspondente ao nível do aluno segundo a avaliação do professor ou da federação ou Confederação. As cores variam de federação para federação ou de professor para professor. Mas, uma coisa que definitivamente o Muay Thai não usa em nenhum país do mundo são faixas na cintura como forma de graduação.


2 comentários:

Bruna Antunes disse...

Bacana o blog de v6s;gostei desse post bem esclarecedor!
=)

Caio Lisboa disse...

Legal, mas uma duvida, quanto tempo no minimo leva para adquirir a faixa preta, sei que depende muito do treino e da pessoal, mas é só uma espectativa.


Caio Lisboa